09 A criança e o idoso
Dentro da nossa casa a “criança e o idoso” são considerados as “jóias da coroa”.A criança porque é a “perpetuação do Axé” o idoso porque é a “sabedoria viva”.
Quando nasce uma criança dentro do Axé é um sinal de esperança,que vai haver renovação, continuação,ela não é só responsabilidade dos pais,é de todos.
Os nossos idosos,são respeitados e venerados por uma vida inteira de prática ao culto dos Orixás,eles trazem consigo o “conhecimento” deles e de quem ensinou a eles.Essa é a nossa herança,o maior bem adquirido, a “ancestralidade”,o legado dos que prepararam o caminho pra nós.
O nosso conhecimento “fundamentos” é passado de “pai pra filho”,as Nações são fechadas e os ensinamentos também,só pra praticantes.O que se encontra em livros ou internet é somente dados gerais que qualquer um pode saber,mas o que realmente é importante só a nível de quarto e santo mesmo.Inclusive as imagens utilizadas aqui no meu site para ilustrar o texto,são do Candomblé,porque a Nação não permite imagens públicas.